quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Equipe da Seeduc leva doações e apoio à Região Serrana

Fotos: Cris Torres

Nesta terça-feira (18/01), uma nova equipe de funcionários da Secretaria de Estado de Educação seguiu para a Região Serrana, para se unir aos diretores e coordenadores que estão trabalhando nas áreas afetadas pelas chuvas. A equipe vai dar continuidade às visitas às localidades e à análise das necessidades emergenciais da população, dos servidores do órgão e seus familiares, bem como das unidades escolares.

Também no dia de hoje, doações recolhidas pela Seeduc foram levadas para a Região Serrana. O trabalho de arrecadação contou com a mobilização de vários grêmios estudantis que, entre outros itens, arrecadaram 180 colchões, que seguiram para São José do Vale do Rio Preto, onde há necessidade também, segundo a Prefeitura, de roupas de cama e banho.



A SEEDUC reforça a importância da doação de livros infantis, brinquedos, papel, lápis de cera e materiais do gênero para que as crianças desabrigadas possam utilizar, além de material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas.

Na região afetada, a SEEDUC tem 2.566 servidores. Um procedimento de contato via call center foi iniciado na última quinta-feira (13/01). O telefone para que a população possa informar a situação dos funcionários da SEEDUC e de familiares, assim como a de escolas danificadas, é o (21) 2333-4180. Nos dias úteis, das 9h às 18h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 20h. O contato também pode ser feito pelo email gabinetechuvas@educacao.rj.gov.br.

O Estado possui 81 unidades escolares na região atingida pelas chuvas. Elas se localizam nos municípios de Nova Friburgo (27), Teresópolis (12), Petrópolis (15), São José do Vale do Rio Preto (1), Carmo (7), Sumidouro (3), Areal (1), Sapucaia (5), Paty do Alferes(4), Bom Jardim (5) e Trajano de Moraes (01).

Treze colégios necessitam de intervenções, 13 funcionam como abrigos, quatro como base de operações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, três como posto de recebimento de doações e outro como local para identificação de vítimas. A SEEDUC ainda não conseguiu contato com 18 escolas.

A Secretaria está antecipando recursos para as Coordenadorias Regionais que têm em suas áreas de abrangência unidades escolares afetadas pelas chuvas. A empresa de telefonia que atua na região vai disponibilizar, por 30 dias, o uso gratuito dos orelhões nas unidades e colocar terminais emergenciais dentro dos abrigos.

Um grupo está trabalhando no planejamento de volta às aulas nessas localidades. Caso haja a necessidade de adiamento do início das atividades escolares, a Seeduc irá analisar soluções alternativas para que os alunos não sejam prejudicados.

Matrículas nas áreas atingidas pelas chuvas

A Secretaria de Estado de Educação também informa que todos os alunos que foram alocados na primeira fase da matrícula, nas cidades de Areal, Bom Jardim, Carmo, Nova Friburgo, Petrópolis, São João do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes, tiveram suas vagas confirmadas automaticamente no sistema, e poderão apresentar a documentação na escola em que foi matriculado até 04/02/2011.

O mesmo procedimento foi adotado para os alunos alocados nas unidades escolares C.E. Constança Soares Teixeira e Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, em Cordeiro; CIEP Brizolão 277 João Nicolao Filho, C.E. Conde de Nova Friburgo e C.E. João de Abreu Junior, em Cantagalo; C.E. Barão de Santa Maria Madalena, em Santa Maria Madalena; e C.E. José Carlos Boaretto, em Macuco. Todos tiveram a suas matrículas confirmadas automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário